O segundo dia do VI Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival marcou a estreia dos principais astros e estrelas da competição, os profissionais, em um dia dedicado exclusivamente a eles e elas.
O grande destaque do dia ficou por conta da atuação do talento local de Jericoacoara, Antônio Victor, que cravou a maior nota do evento, um 10 unânime, onde ele pode mostrar todo o seu talento esbanjando técnica e conhecimento local.
“A onda foi inacreditável. Ela veio de antes da Bandeira até o palanque. Eu comecei mandando um hang five linkando com um hang ten e depois fiz um hang hill (hang tem de costas). Agora vamos com tudo para o próximo round”, declarou Vitinho ao explicar a onda nota 10.

Quem também se deu bem na estreia foi o Bicampeão Mundial Phil Rajzman, que anotou um 8.25 e um 9.25 para avançar junto com o Vice-Campeão Mundial, Danilo Mulinha, que fez uma bateria cirúrgica, escolhendo bem as ondas (ele surfou apenas 3 ondas na bateria) para avançar junto com Phil para o Round 2 da competição.
Entre as mulheres a potiguar Marina Carbonel foi o grande destaque e apesar de não ter conseguido cravar o 10, somou duas notas na casa do excelente para finalizar o primeiro dia com o maior somatório entre homens e mulheres, 19.50, de 20 pontos possíveis.
“É a terceira vez que venho pra Jeri, pra esse evento e é sempre uma festa, uma alegria muito grande no coração… A bateria foi incrível com uma das melhores ondas que eu já surfei na vida. A onda está perfeita, a água clara, a energia boa de todas as meninas, esse ano tem muita mulher e é só alegria. Jeri realmente é um paraíso, não só pela onda, mas também pelo acolhimento das pessoas”, declarou a potiguar.
A medalhista de ouro nos Jogo Pan-Americanos de 2019, Chloé Calmon, também avançou sua bateria e garantiu uma das vagas nas quarta de final, que rola neste sábado.

CRONOGRAMA DO SÁBADO 12/12
07h – Ínicio das baterias do Campeonato Brasileiro de Longboard 2020;
09h – Oficina de Graffite com Marco Mendonça, Tema “Swell da Boa!” e outros temas. 3h de duração. Local: Praça da Igreja de Pedra. Idade: de 14 a 30 anos;
09h30 – Oficina Ambiental com Xavi Surf School e Phill Rajzman;
10h30 – Jeri Long Talks. Tema: Pororoca Experience. Acolhimento: João Castanha, com Marcelo Bibita e os convidados Eduardo Bagé e George Noronha. Local: Club Ventos;
16h00 – Jeri Long Talks. Tema: Viver do Longboard. Acolhimento: João Castanha, com Chloé Calmon e os convidados Renata Porcaro e Wenderson Biludo;
17h00 – Oficina de Sandboard na Duna do Pôr do Sol com o Bicampeão Sul-Americano, Clenilson Silva;
19h – Mostra de Vídeos e Fotos e Oficina de Skate na Praça Principal e Encerramento das Oficinas, na Pracinha. No telão iremos ter o resultado das Oficinas e uma Time Lapse da Oficina de Grafitt e demais oficinas;
20h – Noite do Clássico e Progressivo no Solar da Malhada.
CATEGORIAS
As Categorias em disputa são:
Profissional: Pro/AM Masculino e Pro/AM Feminino;
Amadores: Júnior (18-); Master (35+); Legends (50+); Super Legends (55+);
Open Feminino (sem limite de idade) e Open Masculino (sem limite de idade);
Kids/Social (para crianças da comunidade): Cat. Masculino, Feminino e Open;
Iniciante Masculino; Iniciante Feminino (exclusiva para os integrantes do Clube de Longboard do Ceará e convidados).
Surf Adaptado: Exibição do Projeto Sonhando Sobre as Ondas, do surfista Francisco Atanásio Bichinho, um dos maiores ativistas do Surf Adaptado no Brasil e no Mundo.
Desafio da Pedra Furada: Remada competitiva e Passeio.
PREMIAÇÃO
A premiação da Categoria Profissional será composta por R$20.000 (vinte mil reais) em dinheiro, divididos igualmente entre homens e mulheres e distribuídos de acordo com o Livro de Regras da CBSurf. Todos os finalistas receberão troféus e Kits da marca Pena.
Nas Categorias Amadoras a premiação será composta por Longboards da COLLECTION SURFBOARDS para os campeões e todos os finalistas receberão troféus e kits da marca Pena. Nas categorias femininas joias da Caju Pratas e mimos da @surffemininoce e Quilhas Center Fins também irão compor a premiação.
Para o Desafio da Pedra Furada os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas de Finisher e kits.
IMPORTANTE LEMBRAR!
O VI Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival definirá o Ranking CBSurf Brasileiro Amador e Profissional de 2020.
MAIORES INFORMAÇÕES
(85) 9.8125.7197 – Marcelo Bibita (Whatsapp).
O VI Jericoacoara Cultura Longboard Festival conta com o Patrocínio de Corona, Pena, Nissan Jangada, Sundown e Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Turismo. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Abraço Jeri, SETMA, ICMBio, Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará e CELULA. Parceiros: Vila Kalango, Pousada Capitão Tomaz, Casalô Hotel, Aldeia Jericoacoara, Hurricane_Jeri, Chilli Beach, All Blue Hotel, Pousada Serrote, Pousada Ibirapuera, Pousada Vila Dunas, Pousada Jeri Visual Residence, Pousada Baobá Jeri, Pousada da Renata, Pousada Tia Ângela, Surfing Jeri, Pousada Araxá, Pousada Nova Era Jeri, Residencial Barros, Pousada do Veio, Pousada Nascer do Sol Jeri, Pousada Bela Jeri, Pousada Caracará, Pousada Maxitalia, Pousada Max Garden, Pousada Recanto do Barão, Pousada Mym Jeri, Casa Suíça, Grupo La Villa Jeri, Restaurante Dona Amélia Jeri, Restaurante Bigode, Restaurante Pimenta Verde, Restaurante Sapão, Restaurante Cururu, Pastel e Cia Jeri, Naturalmente Jeri, Hau’oli Poke Jeri, La Pasta na Caixa, Kamibaa, Petiscaria 1979, Jeri Férias, Planeta Tur Viagens, Surf Feminino CE, Terra do Sol Distribuidora, Center Fins, Surf Teccel, D’Cofibras, Jeri Acquasport, Pranchas Collection, Blocos Teccel, Modelart, Canoa Brasil Tur, Tico Wind Jeri, Rumbora Turismo, Sereias de Jeri, Perfect Days, Cyber Informática, Coral Negro, Asup-Ce, Moviarte Jeri, Um Corre Filmes.

Mídia Oficial: Revista Beach Show, Surfguru, Waves, Canal Off, Jovem Pan Jeri FM, Portal GC+.com.br e Grupo Cidade de Comunicação. Homologação e Chancela: CBSurf e FSEC. Realização: Auêra Auára Produção e Eventos.
Por George Noronha
Fotos – Lima Júnior