O catarinense completou mais um aéreo incrível na Praia Mole e a briga pela liderança dos rankings brasileiros centralizou as atenções na quinta-feira

Mateus Herdy | CBSurf Floripa Pro | Foto: Pablo Jacinto

O catarinense Mateus Herdy brilhou de novo nas ondas da Praia Mole, ganhando outra nota 10 no CBSurf Floripa Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis. Ele completou um aéreo corkflip que poucos conseguem fazer, para receber sua segunda nota máxima nesta quarta etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf. A categoria feminina foi iniciada logo em seguida e a briga pela liderança nos rankings das duas categorias, centralizou as atenções na quinta-feira. O capixaba Krystian Kymerson e a catarinense Tainá Hinckel, seguem defendendo as primeiras posições nesta sexta-feira, a partir das 8h00 com transmissão ao vivo pelo CBSurf.org.br.

A surfista da Guarda do Embaú venceu duas das três etapas realizadas esse ano e estreou na primeira bateria feminina do CBSurf Floripa Pro, logo após a nota 10 do Mateus Herdy nas direitas da Praia Mole. Tainá só surfou duas ondas, que foram suficientes para se classificar em segundo lugar no confronto vencido por outra catarinense, Isabelle Nalu. Na sexta-feira, Tainá vai disputar a segunda bateria da segunda fase, com a paulista Julia Santos, a catarinense Alexia Monteiro e a pernambucana Nicole Santos.

“Estou muito feliz de ter passado a bateria, pois isso era o mais importante”, disse Tainá Hinckel. “Eu achei o mar bem difícil aqui na Praia Mole. Perdi uma onda ali que eu fiquei um pouco mais pro lado e a prioridade (de surfar) era dela (Isabelle Nalu). Ela fingiu que ia nela, remou mas não foi e perdeu a prioridade, mas eu também perdi a onda e era uma boa. Mas é isso, faz parte, eu passei a bateria e estou 100% no jogo ainda, então valeu”.

Para derrotar a líder do ranking brasileiro, Isabelle Nalu fez uma das suas melhores baterias em competições de surfe profissional. Ela achou uma boa esquerda que armou a parede para mostrar toda a potência do seu backside, com os juízes dando nota 8,00. Depois, surfou bem de novo outra onda boa que valeu 6,13. Isabelle Nalu fez as marcas a serem batidas no CBSurf Floripa Pro, nota 8,0 e 14,13 pontos. Na segunda fase, ela vai competir contra a paulista Kemily Sampaio e as paranaenses Jessica Bianca e Gabriely Vasques.

“Estou muito feliz e o mar está muito bom”, disse Isabelle Nalu. “Acho que nunca vi a Praia Mole desse jeito num campeonato. O nível do feminino está com um nível super alto, então conseguir uma nota boa, soltar meu surfe realmente, foi muito bom. Eu tava de olho na Tainá (Hinckel), sei que ela é a líder do ranking, mas foquei no meu surfe e nas minhas ondas. Eu sabia que poderia conseguir surfar bem e deu tudo certo”.

As principais concorrentes de Tainá Hinckel na briga pela liderança do ranking brasileiro no CBSurf Floripa Pro, também passaram suas primeiras baterias na Praia Mole. A vice-líder, Julia Duarte, a terceira colocada, Mariana Areno, a quarta, Larissa dos Santos, a sexta, Julia Santos, e a sétima, Silvana Lima, estrearam com vitórias. A paulista Julia Santos até igualou a nota 8,0 da Isabelle Nalu e a carioca Julia Duarte venceu a última bateria feminina do dia.

“O mar está do jeito que eu gosto, grande e pesadinho. Ontem (quarta-feira) eu caí ali no canto esquerdo e peguei altas ondinhas e estou muito feliz de ter feito esse 7 e 5 e pouco na bateria”, disse Julia Duarte, que falou sobre esse novo circuito brasileiro com Teco Padaratz na presidência. “Está sendo muito bom. A gente está ganhando igual aos meninos e estão vindo cada vez mais meninas competir. Acho que bateu umas 40 meninas no último campeonato em Matinhos, então acho que está incentivando cada vez mais as meninas e essa geração aí está surfando muito. Então é isso, vamos botar mais brasileiras no CT”.

Já a número 5 do ranking, Yanca Costa, passou em segundo lugar no confronto em que a catarinense Laura Raupp fez um novo recorde de 14,67 pontos na categoria feminina do CBSurf Floripa Pro, também somando uma nota 8,0. Ela tem boas recordações da Praia Mole, pois foi onde conquistou sua primeira vitória em etapas do Qualifying Series no ano passado, em sua primeira participação em eventos do Circuito Mundial da World Surf League.

“Estou muito feliz de ter avançado essa bateria. Tem altas ondas, consegui achar três legais ali e estou superfeliz de voltar aqui pra Praia Mole”, disse Laura Raupp, que só tinha participado da primeira das três etapas do Circuito CBSurf Pro 2022. “Eu viajei bastante esse ano, então não pude surfar muito aqui no Brasil. Com certeza, o trabalho que a CBSurf está fazendo está incrível. Tiveram doze baterias na primeira fase do campeonato aqui, acho que é um recorde no circuito brasileiro feminino e estou superfeliz de estar participando do evento aqui”.

MELHORES DO DIA – Na categoria masculina, os recordes da quinta-feira foram a nota 10 do catarinense Mateus Herdy na última bateria da terceira fase e os 16,94 pontos do capixaba Rafael Teixeira no terceiro confronto da quarta fase, somando notas 8,77 e 8,17. Mateus Herdy achou a rampa numa direita para mandar um “crockflip” incrível. Poucos surfistas conseguem completar esse aéreo e os juízes deram a segunda nota 10 do CBSurf Floripa Pro para o atual campeão brasileiro profissional da CBSurf.

“Eu fiquei até surpreso pela nota 10, porque a onda era menor, mas foi legal o crock ali”, disse Mateus Herdy. “O mar mudou em relação aos outros dias, tem altas ondas, mas você tem que escolher bem. As ondas não vêm sempre no mesmo lugar, então tem que ter um pouco de sorte. Eu tava no lugar certo, a onda veio e estou feliz em ganhar dois 10 no mesmo evento”.

Mateus Herdy competiu de novo na bateria que fechou a quinta-feira e avançou para a rodada classificatória para as oitavas de final do CBSurf Floripa Pro. Mas, perdeu sua invencibilidade na Praia Mole, pois o paraibano José Francisco, o Fininho, que mora em Florianópolis há muitos anos, venceu esse último confronto da quarta fase com o terceiro maior placar do dia. Seus 15,50 pontos só ficaram abaixo dos 15,67 da nota 10 do Mateus Herdy e os 16,94 do recordista da quinta-feira, Rafael Teixeira.

LIDERANÇA DO RANKING – Com os resultados da quinta-feira na Praia Mole, restaram apenas cinco surfistas para brigar pela ponta do ranking brasileiro no CBSurf Floripa Pro. O líder, Krystian Kymerson, passou junto com um concorrente direto, Peterson Crisanto. Os dois decidiram o título da etapa passada, em Matinhos (PR), com o capixaba sendo campeão na casa do Peterson. Na Praia Mole, o paranaense venceu essa bateria e Krystian se classificou no minuto final, superando o paulista Alex Ribeiro e o cearense Heitor Alves na última onda.

“Cara, primeiramente estou muito feliz de ter avançado essa bateria. Eu sabia que ia ser uma das mais difíceis do campeonato, altíssimo nível e fui feliz na escolha das ondas”, disse Krystian Kymerson. “Está muito difícil pra você sair pegando um monte de ondas. Eu sabia que tinha a primeira muito boa, então era só sentar e esperar. Eu sabia que ia vir outra boa e, graças a Deus, ela veio e eu consegui passar. Estou muito feliz e vamos pra próxima”.

Peterson Crisanto chegou na Ilha de Santa Catarina em 14.o no ranking e já aparece em 11.o lugar, após os resultados da quinta-feira no CBSurf Floripa Pro. Ele só consegue tirar a liderança de Krystian Kymerson com a vitória na Praia Mole, dependendo ainda de mais três surfistas com chances matemáticas nessa briga. Os outros concorrentes são o baiano Yagê Araujo terceiro colocado no ranking, o paulista Marcos Correa que já subiu para o sexto lugar e o paraibano Samuel Igo, que saiu da nona para a sétima posição.

OITAVAS DE FINAL – Nesta sexta-feira, todos vão disputar classificação para as oitavas de final na quinta fase do CBSurf Floripa Pro. O primeiro a competir será Yagê Araujo, contra o cearense Michael Rodrigues e o pernambucano Paulo Moura na segunda bateria. Marcos Correa entra na terceira com os catarinenses Willian Cardoso e Tomas Hermes. Na quinta tem dois, Peterson Crisanto e Samuel Igo, contra o paulista Robson Santos. E o líder, o bicampeão brasileiro Krystian Kymerson, entra na bateria seguinte com dois surfistas bem mais jovens, o paulista Ryan Kainalo e o paranaense Lucas Catapam.

CBSurf Floripa Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis é válido como quarta etapa da Divisão Principal do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e está sendo realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Dream Factory, GND Incorporadora, Selina Floripa Hotel, Surfland, Silverbay, Fu-Wax e Açaí do Joca Junior, além do apoio da Fico, Lord, Layback, Cabanas da Praia Mole, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo www.cbsurf.org.br.

———————————————————–

Assessoria de Imprensa do CBSurf Floripa Pro

João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria

(48) 999-882-986 – [email protected]

———————————————————–

PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF FLORIPA PRO:

QUINTA FASE – 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar (2.200 pts):

1.a: Rafael Teixeira (ES), Edgard Groggia (SP), Lucas Silveira (RJ)

2.a: Yage Araujo (BA), Michael Rodrigues (CE), Paulo Moura (PE)

3.a: Marcos Correa (SP), Willian Cardoso (SC), Tomas Hermes (SC)

4.a: Adriano de Souza (SP), Raoni Monteiro (RJ), Gabriel André (SP)

5.a: Peterson Crisanto (PR), Samuel Igo (PB), Robson Santos (SP)

6.a: Krystian Kymerson (ES), Ryan Kainalo (SP), Lucas Catapam (PR)

7.a: Ian Gouveia (PE), José Francisco (PB), Janninfer de Souza (CE)

8.a: Mateus Herdy (SC), Kaue Germano (SP), Patrick Plachi (SC)

SEGUNDA FASE – 3.a=13.o lugar (3.400 pts) e 4.a=19.o lugar (2.000 pts):

1.a: Isabelle Nalu (SC), Kemily Sampaio (SP), Gabriely Vasques (PR), Jessica Bianca (PR)

2.a: Tainá Hinckel (SC), Julia Santos (SP), Nicole Santos (PE), Alexia Monteiro (SC)

3.a: Mariana Areno (RJ), Taís Almeida (RJ), Kayane Reis (RJ), Sol Carrion (SP)

4.a: Larissa dos Santos (CE), Ariane Gomes (CE), Potira Castaman (BA), Pamella Mel (SC)

5.a: Laura Raupp (SC), Diana Cristina (PB), Juliana dos Santos (CE), Luara Mandelli (PR),

6.a: Julia Duarte (RJ), Yanca Costa (CE), Silvana Lima (CE), Monik Santos (PE)

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NO CBSURF FLORIPA PRO:

PRIMEIRA FASE – 3.a=25.o lugar (1.800 pts) e 4.a=37.o lugar (1.100 pts):

01: 1-Isabelle Nalu (SC), 2-Tainá Hinckel (SC), 3-Nalanda Carvalho (PB)

02: 1-Julia Santos (SP), 2-Gabriely Vasques (PR), 3-Natalie Plachi (SC)

03: 1-Kemily Sampaio (SP), 2-Nicole Santos (PE), w.o-Laura Silva (CE)

04: 1-Alexia Monteiro (SC), 2-Jessica Bianca (PR), 3-Isabela Saldanha (SP)

05: 1-Taís Almeida (RJ), 2-Pamella Mel (SC), 3-Karol Ribeiro (RJ)

06: 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Kayane Reis (RJ), 3-Yasmin Dias (SC)

07: 1-Mariana Areno (RJ), 2-Potira Castaman (BA), 3-Luara Thompson (RJ)

08: 1-Ariane Gomes (CE), 2-Sol Carrion (SP), 3-Susã Leal (SC)

09: 1-Diana Cristina (PB), 2-Monik Santos (PE), 3-Kiany Hyakutake (SC)

10: 1-Silvana Lima (CE), 2-Juliana dos Santos (CE), 3-Juliana Quint (SC)

11: 1-Laura Raupp (SC), 2-Yanca Costa (RN), 3-Yohana Sarandini (SP)

12: 1-Julia Duarte (RJ), 2-Luara Mandelli (PR), 3-Yasmin Neves (SP)

QUARTA FASE – 3.o=25.o lugar (1.800 pts) e 4.o=37.o lugar (1.100 pts):

01: 1-Lucas Silveira (RJ), 2-Yage Araujo (BA), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Deyvson Santos (RN)

02: 1-Paulo Moura (PE), 2-Edgard Groggia (SP), 3-Geovane Ferreira (SP), 4-Luan Hanada (SP)

03: 1-Rafael Teixeira (ES), 2-Michael Rodrigues (CE), 3-Michel Roque (CE), 4-Jonatha Santos (RN)

04: 1-Marcos Correa (SP), 2-Raoni Monteiro (RJ), 3-Leonardo Barcelos (SC), 4-Pedro Nogueira (SC)

05: 1-Gabriel André (SP), 2-Willian Cardoso (SC), 3-Amando Tenorio (AL), 4-Douglas Silva (PE)

06: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Adriano de Souza (SP), 3-Luã da Silveira (SC), 4-João Ferreira (SP)

07: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Alex Ribeiro (SP), 4-Heitor Alves (CE)

08: 1-Lucas Catapam (PR), 2-Robson Santos (SP), 3-Victor Costa (RN), 4-Ricardo Ferreira (SP)

09: 1-Samuel Igo (PB), 2-Ryan Kainalo (SP), 3-Weslley Dantas (SP), 4-Fernando Junior (SP)

10: 1-Ian Gouveia (PE), 2-Patrick Plachi (SC), 3-Bruno Galini (BA), 4-Tales Araujo (SP)

11: 1-Kaue Germano (SP), 2-Janninfer de Souza (CE), 3-Daniel Matos (BA), 4-Kainan Meira (PR)

12: 1-José Francisco (PB), 2-Mateus Herdy (SC), 3-Pedro Dib (SP), 4-Glauciano Rodrigues (CE)

TERCEIRA FASE – 3.o=49.o lugar (1.000 pts) e 4.o=73.o lugar (600 pts):

——baterias que abriram a quinta-feira:

21: 1-Janninfer de Souza (CE), 2-Pedro Dib (SP), 3-Luiz Mendes (SC), 4-Daniel Adisaka (SP)

22: 1-José Francisco (PB), 2-Kaue Germano (SP), 3-Giovani Pontes (SP), 4-Daniel Templar (RJ)

23: 1-Kainan Meira (PR), 2-Glauciano Rodrigues (CE), 3-Alandreson Martins (BA), 4-Igor Moraes (SP)

24: 1-Mateus Herdy (SC), 2-Daniel Matos (BA), 3-Hizunome Bettero (SP), 4-Wesley Leite (SP)

=====================

Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Confira o calendário CBSurf 2022 atualizado: CALENDÁRIO

Sede: Avenida das Américas, 3434, Bloco 02, sala 408, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22640-102

Subsede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole, Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700

Atendimento: de Segunda à Sexta das 09h às 17h  |  Fone: (48) 99971 9599

logo_cbs-99

©2022. Confederação Brasileira de Surf