Equipe brasileira avança sem baixas no primeiro round

Um dia de saldo positivo para a seleção brasileira no ISA World Junior Surfing Championship 2023 na Praia da Macumba. O mar reagiu e as maiores ondas atingiram 1,5 metros. O Brasil começou sua participação com o paulista Ryan Kainalo, 17 anos, que demonstrou por que é um dos destaques da equipe ao conquistar 14 pontos de um máximo possível de 20. “Passar a bateria foi incrível, o time está indo muito bem, ninguém foi para a repescagem ainda, e estamos indo com tudo. Minha prancha está ótima, estou usando uma 6’0 round pin e acho que vou continuar com ela até o final do campeonato”, disse o Ryan feliz com sua participação.

Dia2 ISAJuniorRJ Foto @pablonz 30

Sobre as condições o surfista que compete na categoria Sub 18 acrescentou: “As ondas estão incríveis, não ficou tão grande como esperávamos, mas até foi melhor porque espalhou o swell para a semana inteira. Vai ser bem melhor assim, a galera vai ficar na vibe, e é isso, vamos com tudo!”, comemorou o surfista autor segunda maior nota do dia com 8 pontos, atrás apenas do português João Mendonça que emplacou um8.17, maior nota do dia.

Em seguida, o goofy footer paranaense Anuar Chiah fez o suficiente para garantir sua classificação com certa facilidade, marcando 11.66. Anuar avançou para o round 2 da Sub 16, comentando: “A bateria foi boa, mas com poucas ondas. Competir aqui com a Seleção Brasileira Sub 18 está sendo um sonho, e vamos para a próxima.”

Dia2 ISAJuniorRJ Foto @pablonz 15

A surfista catarinense Kiany Hyakutake, de 18 anos, estreou no domingo e mostrou sintonia com as ondas da Praia da Macumba. “As ondas estão incríveis, ontem eu estava doente, cheguei à praia um pouco cansada, mas quando entrei na água, não senti nada. Peguei duas direitinhas boas, e agora vamos para a próxima.”

Samuel Bezerra, conhecido como Joquinha, filho do ex-top do circuito mundial, Joca Junior, entrou na bateria quando o mar estava bem mexido e difícil, mas soube se posicionar no pico para somar 10.07, pontuação suficiente para avançar ao segundo round. Após a bateria, ainda um pouco nervoso, ele falou sobre seu desempenho: “Aquela adrenalina, né? Primeira bateria do mundial, mas eu saí botando tudo pra fora.Olhando o mar da areia parece que está mais fácil, mas quando chega lá dentro, você vê que a coisa é diferente. Graças a Deus consegui achar umas ondas boas que armaram, e eu explorei bem as junções”, disse o surfista potiguar que comemorou muito com a equipe do Brasil na areia.

O saldo final da equipe brasileira foi positivo, com 100% de aproveitamento no primeiro e segundo diade competição. Agora o time brasileiro segue com tudo para as próximas fases. Na segunda-feira (27), o evento tem previsão para iniciar às 7h com as baterias do segundo round, além das repescagens.

Lembrando que são 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.

Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do CBSurf PLAY e hotsite https://cbsurf.org.br/isa-junior-brasil/ ou pelosite da ISA: https://isasurf.org/

Serviço Isa World Junior Championship:
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Aysha Ratto (RJ)
Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)
Alexia Monteiro (RS)

Programação dos dias:
Sexta-feira, 24 de novembro
15h30 – Cerimônia de abertura
Sábado 25 de novembro
7h às 18h – Competição
Domingo 26 de novembro
7h às 18h – Competição
Segunda-feira 27 de novembro
7h às 18h – Competição
Terça-feira 28 de novembro
7h às 18h – Competição
Quarta-feira 29 de novembro
7h às 18h – Competição
Quinta-feira 30 de novembro
7h às 18h – Competição
Sexta-feira 1 de dezembro.
7h às 18h – Competição
Sábado 2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Domingo 2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria.

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 – [email protected] |
Gerson Filho: 21 9 8187-3601- [email protected]

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf