Quatro atletas brasileiros caem para a repescagem 

Dia3 Ryan Kainalo ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Na segunda-feira (27), as competições do World Junior Surfing Championship 2023 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro, iniciaram cedo para o Brasil. Ryan Kainalo (Sub 18) foi o primeiro a entrar na água, mais uma vez demonstrando domínio sobre seus adversários. Logo em seguida, Kiany Hyakutake (SC), atleta da cateogira Sub 18, enfrentou dificuldades em encontrar boas ondas e foi relegada à repescagem do round  2.

Dia3 SophiaGonçalves ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Posteriormente, a paulista Sophia Gonçalves (Sub 18) destacou-se com uma leitura excepcional das condições do mar, avançando sem dificuldades. Sophia expressou sua satisfação: “Graças a Deus, estou muito feliz, melhorando a cada dia e me sentindo mais à vontade. Bateria por bateria, dia após dia. Hoje não competirei mais e vou ficar torcendo para meus amigos”, disse.

Dia3 AyshaRatto ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Ainda na Sub 18, Aysha Ratto, surfista local de Búzios, escolheu ondas intermediárias que corresponderam às suas expectativas. Com um backside radical, ela administrou bem a bateria para avançar em segundo lugar. Após a confirmação de sua vitória, Aysha mostrou sua alegria: “Passei em primeiro, estou muito feliz. Agradeço à equipe, ao Paulo (Moura); ao Guga (Arruda), Karina (Abras) e meu treinador Rafael. Agradeço também à galera local que está me apoiando. Isso me traz conforto para enfrentar as baterias mais tranquila. Espero seguir avançando”.

Guilherme Lemos (Sub 16), do Rio de Janeiro, passou sua disputa em primeiro, e Samuel Joquinha (Sub 18), do Rio Grande do Norte, ficou em 4º e vai para repescagem.

Dia3 LuanFerreyra ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Luan Ferreyra venceu sua bateria com facilidade, mantendo uma forte performance para o segundo round. Alexia Monteiro, competindo na Sub 16, caiu para a repescagem e enfrentará a alemã Nina Smici Klass. Gabriely Vasque não encontrou boas ondas em sua bateria, ficando em quarto lugar. Agora, enfrentará a japonesa Yuuhi Tosaka na repescagem 2 da Sub 16.

Dia3 RyanCoelho ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Ryan Coelho, que surfou na Praia da Macumba pela primeira vez, adaptou-se bem às condições do dia, sintonizando-se com as direitas. Para o paranaense, calma e concentração foram fundamentais: “O mar está difícil, foi uma bateria disputada, mas mantive a calma. É a primeira vez que surfo na Macumba, gostei muito dessa onda, é desafiadora, mas vamos com tudo”.

Dia 3 LuaraMandelli ISAJuniorRJ Foto @pablonz

Luara Mandelli, também na repescagem, disputará a vaga na próxima fase com a inglesa Lila Skinner. O paranaense Anuar Chiah, Sub 16,  demonstrou calma para vencer sua bateria em primeiro lugar. Acostumado com as direitas de Matinhos, soube aproveitar a predominância de ondas para a direita na Macumba. Sobre a agitação na praia, ele diz: “Tento focar mais em mim e evitar olhar para a areia. A galera gritou, isso me motivou a remar para fora e pegar a onda. A força da galera é meu combustível”

A equipe técnica da equipe brasileira é composta por Paulo Moura (técnico); Guga Arruda (técnico); Karina Abras (técnica), Johnny Bach (preparador fisico ) e Marcelo Silveira (Fisioterapeuta).

Lembrando que são 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time. 

Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do CBSurfPLAY

Acesse o hotsite https://cbsurf.org.br/isa-junior-brasil/ ou pelo site da ISA:  https://isasurf.org/

Serviço Isa World Junior Championship:
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax. 

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Aysha Ratto (RJ)
Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)
Alexia Monteiro (RS)

Programação dos dias:

Sexta-feira, 24 de novembro
15h30 – Cerimônia de abertura

Sábado 25 de novembro
7h às 18h – Competição

Domingo 26 de novembro
7h às 18h – Competição

Segunda-feira 27 de novembro
7h às 18h – Competição

Terça-feira 28 de novembro
7h às 18h – Competição

Quarta-feira 29 de novembro

7h às 18h – Competição

Quinta-feira 30  de novembro

7h às 18h – Competição

Sexta-feira 1 de dezembro.
7h às 18h – Competição

Sábado  2 de dezembro
7h às 18h – Competição

Domingo 2 de dezembro
7h às 18h – Competição

Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria.

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 – [email protected] | Gerson Filho: 21 9 8187-3601- [email protected]

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf