Equipe brasileira se recupera e volta com 100% de força total.

O quarto dia de competição no Isa World Junior Surfing Championship 2023 terça-feira (28), foi todo dedicado à repescagem com os brasileiros garantindo bons resultados. O sol voltou a brilhar, sem vento e com boas ondas, a nova geração do surfe mundial deu um show para o público presente. 

Diferente de outros campeonatos, quando o surfista perde e é eliminado da competição, neste evento os atletas que perderam tiveram mais uma chance na repescagem. Os atletas que conseguiram avançar hoje voltaram ao evento principal.

Dia4 Kiany Hiakutake ISA Junior RJ Foto @pablonz

A primeira brasileira a entrar na água foi a catarinense Kiany Hyakutake (Sub 18), que conseguiu sua classificação sem muitos problemas. Em uma bateria com poucas ondas, ela soube administrar bem a vantagem sobre suas adversárias e garantiu seu lugar na próxima fase. “Eu demorei para pegar as primeiras ondas, foi uma bateria bastante apertada, não foi do jeito que eu quis, mas passei a bateria e voltei para o evento principal”. Sobre a onda da Praia da Macumba, ela afirma que já está adaptada às condições: “Essa onda é um pouco difícil, mas eu treino bastante na Praia Mole, que apesar de não ter o mesmo volume que a Macumba, é uma onda bastante balançada. Agora é descansar, me concentrar e jogar o jogo”, planejou Kiany. 

Dia4 28 NOV Alexia Monteiro ISA Junior RJ Foto @pablonz

Na sequência foi a vez da gaúcha Alexia Monteiro mostrar a que veio. Surfando com bastante estratégia e bem orientada pelos técnicos da equipe brasileira ela soube aproveitar muito bem as condições.“Estamos de volta no ‘game’, estou muito feliz de ter avançado para o evento principal. Surgiram algumas dúvidas sobre posicionamento, pois o mar na Macumba muda praticamente a cada 15 minutos. Mas Deus clareou minha cabeça, consegui pegar as ondas boas e me posicionar com a ajuda da equipe que sinalizou para mim na areia. Agora vamos pra cima, bora time Brasil!”.

Dia 4 28 NOV Samuel Joquinha ISA Junior RJ Foto @pablonz
Dia 4 28 NOV Luara Mandelli ISAJuniorRJ Foto @pablonz

As duas últimas disputas envolvendo brasileiros na repescagem foram travadas por Samuel Joquinha e Luara Mandelli. Ambos avançaram com Joquinha dando um show à parte. Samuel conseguiu emplacar duas ótimas direitas, jogou muita água e comemorou bastante a vitória. “Foi sensacional, Deus abençoou com as ondas ali, o Brasil está de volta ao evento 100%. Essa vala aqui na Macumba tá no meu coração, achei até que eu estava em Jeffrey’s Bay”, disse ele. 

Dia4 28 NOV Samuel Joquinha ISA Junior RJ Foto @pablonz

A partir de quarta-feira (29) não haverá repescagem com todos os atletas disputando o evento principal, com os vencedores – primeiros e segundo colocados – avançando e os dois últimos sendo eliminados da competição. 

Lembrando que são 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time. 

Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do CBSurfPLAY


Acesse o hotsite https://cbsurf.org.br/isa-junior-brasil/ ou pelo site da ISA:  https://isasurf.org/
Serviço Isa World Junior Championship:
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax. 

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Aysha Ratto (RJ)
Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)
Alexia Monteiro (RS)

Programação dos dias:
Sexta-feira, 24 de novembro
15h30 – Cerimônia de abertura
Sábado 25 de novembro
7h às 18h – Competição
Domingo 26 de novembro
7h às 18h – Competição
Segunda-feira 27 de novembro
7h às 18h – Competição
Terça-feira 28 de novembro
7h às 18h – Competição
Quarta-feira 29 de novembro
7h às 18h – Competição
Quinta-feira 30  de novembro
7h às 18h – Competição
Sexta-feira 1 de dezembro.
7h às 18h – Competição
Sábado  2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Domingo 2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria.

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 – [email protected] | Gerson Filho: 21 9 8187-3601- [email protected]

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf