David Silva (SP) | CBSurf Pena Paracuru Pro | Foto: Lima Jr.

Teve início nesta quinta-feira (08) nas extensas e alinhadas ondas da Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru-CE, a 5ª e última etapa da Taça Brasil de Surf Profissional, evento que definirá os doze felizardos no masculino e as sete no feminino, que conquistarão vaga para disputar o CBSurf Dream Tour, circuito que promete ser o melhor da história do surf brasileiro e que terá início em 2023.

Os primeiros a caírem na água foram os homens, com as 16 baterias do Round 1 definindo os nomes que seguiriam em frente conquistando vaga para o segundo dia.

Destaque para a presença do surfista WCT Deivid Silva, atleta patrocinado pela marca PENA, que venceu sua bateria de estreia fazendo a alegria da galera com uma performance digna de um surfista da Elite Mundial, apesar das difíceis condições no momento de sua bateria. O astro ainda atendeu a todos os fãs fazendo selfies, distribuindo autógrafos e respondendo às perguntas dos mais curiosos, mostrando toda a simpatia que é uma das suas principais características.

“O mar estava bem difícil, a maré ainda estava muito seca, mas consegui encontrar duas ondas que me permitiram fazer o resultado necessário. Mas acredito que nos próximos dias vai dar altas ondas… É muito bom estar aqui no Paracuru, é um lugar que eu gosto bastante. Meu patrocinador tem uma casa aqui, então eu venho todo ano treinar… Estou muito feliz por estar competindo aqui no Brasil, me motiva ainda mais, me deixa fortalecido, e é isso! Vamos nessa para a próxima fase”, declarou Deivid logo que saiu da água.

Destaque também para a performance do Bicampeão Brasileiro Krystian Kymerson-ES, que encarou uma bateria bem difícil e terminou o dia perfazendo o maior somatório da estreia da competição, 15.50 de 20 pontos possíveis. O capixaba, ao sair do mar, também comentou a sua performance e a qualidade da onda:

“Estou muito feliz mesmo, depois de muito tempo é muito bom voltar a competir em Paracuru, um lugar que eu gosto muito. Eu vim também por causa dessa onda… o mar estava pequeno, mas a onda tem muita qualidade. Espero que as previsões se confirmem e o mar dê uma ‘aumentadinha’ pra amanhã! Muito feliz mesmo de ter avançado”, comemorou o catarinense.

Entre os heróis locais tivemos uma virada eletrizante no final da bateria de Jhone Fran, levando a torcida local à loucura, saltando de quarto para a liderança da bateria e avançando na segunda colocação na bateria que foi um verdadeiro teste pra cardíaco, mas acima de tudo, garantindo sua vaga para o segundo dia de competição. Quem também mostrou a força local foi Juvemar Silva, que cravou um 8,0 e um 7,0 para deixar evidente aos visitantes a vantagem que os surfistas locais têm nessas ondas de point break.

Mas, quem comemorou a maior média do dia foi o potiguar Deyvson Santos que literalmente “moeu” uma boa direita para perfazer nada menos que uma média 9.0 e figurar no topo das estatísticas do primeiro dia.

Entre as mulheres o destaque ficou por conta da boa atuação de Yanca Costa na primeira bateria da competição. Mostrando um surf muito consistente e maduro, a cearense radicada no Rio de Janeiro mostrou à que veio e avançou na primeira colocação, trazendo com ela a carioca Júlia Duarte, em segundo na bateria. Júlia é a atual terceira do ranking e está há poucos passos de confirmar a sonhada vaga para integrar a mais nova Elite do Surf Brasileiro em 2023.

A grande surpresa do dia entre as mulheres foi a eliminação precoce da maior atleta do município, Silvana Lima. Mesmo competindo em casa, Silvana não conseguiu encontrar ondas que garantissem a sua permanência na competição. Nos dez segundos finais de bateria ela até conseguiu surfar a sua melhor onda, mas para a frustração da torcida local, não foi suficiente para que ela avançasse na competição.

SEXTA-FEIRA DE FORTES EMOÇÕES

A expectativa para o segundo dia do PENA Paracuru Pro Taça Brasil, é de boas ondas. O dia começa com as quatro baterias restantes do Round 1 do Feminino, seguidas do Round 2 do Masculino e Round 2 do feminino. Lembrando que esse cronograma é sujeito a alterações podendo variar de acordo com as condições do mar e a avaliação da organização em conjunto com os surfistas.

Com o mar melhorando significativamente no final do primeiro dia, espera-se que nesta sexta-feira (09) as disputas fiquem ainda mais acirradas. Sendo a etapa Prime da Taça Brasil que irá definir os 12 nomes entre os homens e 7 entre as mulheres que irão fazer parte do seleto grupo da Elite do Surf Profissional Brasileiro da 1ª Divisão para o ano de 2023, não resta dúvida que todas as baterias serão disputadas até o último segundo e que todos os competidores irão dar tudo de si para conquistar um lugar ao sol na Elite do Surf Brasileiro de 2023 e garantir uma fatia da generosa premiação de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) destinados a eventos de status Prime da CBSurf.

Vale salientar que a Taça Brasil não terá nenhum descarte em suas 5 etapas, o que aumenta o espectro de atletas que podem conquistar uma das vagas para a 1ª Divisão do ano que vem.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir tudo o que rola no PENA Paracuru Pro, última etapa da Taça Brasil de Surf Profissional, AO VIVO através do hotsite do evento no www.cbsurf.org.br . Cronograma, baterias, resultados, notas e muito mais informação para que você possa acompanhar de perto todas as emoções desse incrível evento!

SOBRE PARACURU

Paracuru é um famoso balneário localizado a cerca de 90km da Capital Cearense, Fortaleza, no Litoral Oeste do estado. Ficou conhecido pelos surfistas brasileiros a partir do icônico filme NAS ONDAS DO SURF, longa dirigido por Lívio Bruni Jr. e Produzido por ele próprio e por Rossini Maranhão, o Maraca, em 1978, primeira produção nacional do gênero e que apresentou para o Brasil as longas ondas que rolam em uma água quentinha, de cerca de 28ºC de média anual.

Seu nome faz referência direta ao mar, as ondas e a seu fundo que mescla pedras e areia. Uma teoria fala que seu significado é “Lagarto do Mar”, que pode ser interpretado como sendo suas ondas muito longas. Outra, que seu nome significa mar de cascalho, em referência às suas praias de fundo de pedras. De qualquer forma, para os surfistas, Paracuru significa muito surf, ondas longas e perfeitas.

Terra natal de Silvana Lima, sua maior representante nos esportes, Paracuru é tão ligada ao surf que o município tem um dia dedicado ao Esporte dos Reis Havaiano, 29 de outubro.

Maiores Informações: (85)9.9986.8538.

O PENA Paracuru Pro, conta com o Patrocínio de PENA, Prefeitura de Paracuru e Governo do Estado do Ceará.

Apoio: Hotel Vento Brasil, Pousada Sol e Lua, Pousada Maria Brasil, Pousada Formula 1, Pousada 360 Graus, Pousada Oasis Paracuru, Pousada Dunas, Pousada Casa na Lagoa, Pousada Veleiro Inn, Orbe Telecom, Aliktor, Surfland Brasil, Açaí do Joca Jr., Mahalo Poker, Silverbay, Rd Multimarcas, Mix Restaurante, Rádio Mar Azul, Fu-Wax, Kionda, Buddy’s, Mídia Online, Revista Beach Show e Ceará Surf.

Realização: Cbsurf e Federação e Surf do Estado do Ceará.

Dicas de hospedagem:

Vento Brasil……….85 999813797

Sol e Lua……………85 996203155

Oasis Paracuru…..85 998722693

Dunas Paracuru…..85 991991972

Maria Brasil……….85 33441208

360 Graus…………..85 984190761

Formula 1…………..85 988903303

Veleiro Inn…………85 988180134

Casa Na Lagoa……85 987930725

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

Ranking Masculino

https://cbsurf.org.br/ranking-masculino-taca-brasil-202Ranking Feminino

___________________________

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

Sede: Avenida das Américas, 3434, Bloco 02, sala 408, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22640-102

Subsede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole, Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700

Atendimento: de Segunda à Sexta das 09h às 17h  |  Fone: (48) 99971 9599

logo_cbs-99

©2022. Confederação Brasileira de Surf