Delegações, atletas e colaboradores celebram evento durante encerramento

Cerimônia de Premiação 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz
O Brasil venceu na principal categoria, a Sub 18 masculino, com Ryan Kainalo, além de ter se sagrado campeão por equipes 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz

Após oito dias nos quais o espírito de equipe, as bandeiras e claro o surfe, tomaram conta da Praia da Macumba, foi finalizado neste sábado (2/12) o ISA World Junior Surfing Championship 2023, evento que contou com 46 delegações, 365 atletas, além de organizadores, produtores, imprensa e outros. O Brasil venceu na principal categoria, a Sub 18 masculino, com Ryan Kainalo, além de ter se sagrado campeão por equipes.

Neste sábado (2) foram realizadas as cerimônias de entrega de medalhas por equipes, individuais e Aloha Cup (Tag Team), categoria na qual o Japão foi o vencedor. O Brasil parou nas semifinais da Aloha Cup.

A cerimônia contou a presença de diversas autoridades que representaram o Comitê Olímpico Brasileiro (COB); o Governo do Estado do Rio Janeiro, a  Prefeitura do Rio, além dos membros da diretoria da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf),  representada pelo seu presidente, Flavio Teco Padaratz, à frente da instituição há cerca de dois anos. 

Cerimônia de Premiaçao 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz

“Essa medalha significa que tudo que a gente está fazendo, às vezes até no escuro tem dado certo. Tudo que fizemos tem um propósito. O resultado vem automaticamente quando a gente se foca no processo de fazer um bom trabalho, cobrir todas as lacunas . Nossa ideia é realmente cuidar do futuro criando uma base sólida para que as próximas gerações do surfe brasileiro encontrem um cenário melhor”, disse emocionado Teco. 

Padaratz também afirmou que a medalha, além de ter sido uma conquista da CBSurf, tem um sabor especial em sua carreira, que se iniciou como surfista profissional; e desencadeou em uma função de liderança à frente da maior entidade do surfe brasileiro. 

Cerimônia de Premiaçao 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz

“Eu estava brincando com o Guilherme Pollastri (diretor executivo do ISA World Junior Surfing Championship 2023) sobre isso. Disse a ele que a gente tomou uma série de oito ondas em Nazaré, pegamos a prancha, fomos para o fundo e dropamos uma bomba de 30 pés com uma prancha 5’11”, descontraiu Teco.

Para Brigitte Mayer, vice-presidente da CBSurf, o comprometimento da equipe fez a diferença:

Cerimônia de Premiaçao 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz

“Acho essa gestão está muito comprometida com o desenvolvimento e a evolução dessa nova geração. Os títulos que vieram agora é fruto de um trabalho que tem pouco tempo.  Ao longo desses meses estamos conquistando apoio dos vários órgãos, como COB, Ministério dos Esportes , Secretarias de Alto Rendimento e Paradesporto. Todos estão observando a seriedade do nosso trabalho, só temos que agradecer a entidades e todos os nossos parceiros.” 

Com relação a vitória da seleção Brigite, emocionada, disse: 

“É um sentimento de orgulho… No que tange ao meu pilar, que é o surfe feminino. Estamos no caminho certo para desenvolver essa nova geração.”

Karina Abras, coordenadora da categoria feminina e chefe de operações das equipes internacionais, falou sobre o trabalho da confederação e o resultado obtido pela equipe brasileira.

“O resultado que a gente fez aqui no Rio foi a cereja do bolo. Começamos esse trabalho em fevereiro de 2023, fizemos dois surf camps de treinamentos em Floripa, conhecemos muito bem os atletas até a parte familiar. Todo o trabalho e nossos objetivos foram alcançados 100%. Fiquei muito feliz porque era uma equipe muito boa, focada, e nosso ano na CBSurf foi muito bom, a equipe toda está de parabéns”, analisou Karina.

Cerimônia de Premiaçao 02 Dez Seleçao Brasileira ISA Junior RJ Foto @pablonz 23

Resultado Aloha Cup – Tag Team

  1. – Japão  –  32,50
  2. – Havaí – 32,23
  3. – Espanha – 31,43
  4. -15,07

Resultado por Categoria:

Masculino Sub 18:

Ryan Kainalo (BRA) – 15,37 pontos

Francisco Ordonhas (POR) – 14,87

Kai Odriozola (ESP) – 14,24 pontos

Tenshi Iwami (JAP) – 5,46

Feminino Sub 18:

Anon Matsuoka (JAP) – 11,86 pontos

Kohai Fierro (TAH) – 9,86

Candelaria Resano (ESP) – 9,67 pontos

Zoe Chait (EUA) – 8,10

Masculino Sub 16:

Hans Odriozola (ESP) – 16,23 pontos

Lukas Skinner (ING) – 16,17

Guilheme Lemos (BRA) – 12,93

Ryan Coelho (JAP) – 9,07

Feminino Sub 16:

Sierra Kerr (AUS) – 14,60

Lanea Mons (EUA) – 11,00

Eden Walla (EUA) – 9,67

Clémence Schorsch (FRA) – 7,83

O evento contou com 46 delegações e 365 atletas, divididos por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. 

A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf.

Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.

Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo. 

Mais informações no site da CBSurf –  https://cbsurf.org.br/ ISA:  https://isasurf.org/

Serviço Isa World Junior Championship:
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

Confira as equipes da seleção brasileira 2023:

Masculino Sub 18

Ryan Kainalo (SP)

Samuel Joquinha (RN)

Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16

Guilherme Lemos (RJ)

Ryan Coelho (PR)

Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18

Kiany Hyakutake(SC)

Aysha Ratto (RJ)

Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:

Luara Mandelli (PR)

Gabriely Vasque (PR)

Alexia Monteiro (RS)

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 – [email protected] | Gerson Filho: 21 9 8187-3601- [email protected]

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf