Delegações desfilam pela orla do Recreio e fazem a abertura do evento

Abertura ISAJuniorRJ @pablonz 54

Nesta sexta feira, 24 de novembro, foi realizado o desfile de abertura do Isa World Junior Championship 2023. Em um clima de total confraternização as 45 delegações desfilaram pela orla da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes entoando gritos de guerra e empunhando suas bandeiras. Nações sem tradição no surfe, entre elas Trindade e Tobago, Suíça, Holanda, Santo Tomé e Principe, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Grécia participam da competição promovida pela International Surfing Association (ISA), entidade que definiu os parâmetros para o surfe olímpico.

Após o desfile foi realizada a cerimônia de abertura, na qual todas as delegações depositaram areia de suas respectivas praias em uma caixa de acrílico, como forma de mostrar que a integração entre os competidores e o espírito de equipe, são os principais fundamentos da competição. A Ucrânia que participa da competição pela primeira vez, foi uma das mais aplaudidas pelo público. Já o time brasileiro chegou com vontade e vibrantes, como afirma Ryan Kainalo, 17 anos, um dos destaques da equipe.

Abertura ISAJuniorRJ @pablonz 095

“Por ser disputado em equipe é mais fácil da gente perder o foco pois, aqui todo mundo é amigo. Mas estamos bem preparados, já fizemos dois surf camps juntos, a vibe está ótima, todo mundo bem reinado e vamos tentar deixar esse Ouro em casa”, afirma Ryan que já disputa as séries classificatórias para a elite mundial, o Challenger Series.

Representante da categoria Sub 16 feminino, Luara Mandelli, 15 anos, afirmou que a energia da equipe está boa e que vem treinando muito para conquistar o ouro. “É muito legal pois a gente vê pessoas de países diferentes de com vários níveis de surfe. Estou muito feliz de ter essa oportunidade de representar o Brasil. A minha ideia é sair daqui com uma medalha, meu surfe está encaixado na Macumba e vamos com tudo”.

Abertura ISAJuniorRJ @pablonz 109

À frente da equipe o técnico Paulo Moura, ex-top do Circuito Mundial de Surfe, falou sobre a
importância do cargo: “O time está muito unido, humilde, pé no chão. Seleção brasileira jogando em casa e a gente vai dar nosso melhor com certeza. A energia da torcida, da família, dos amigos, mas o foco principal é fazer o melhor, mas nunca a pressão de ganhar. Poder ter essa oportunidade de aplicar toda minha experiência e aprender com eles, é muito bacana pra mim”.

Fernando Aguirre, presidente da ISA e um dos maiores fomentadores do surfe olímpico mostrou-se emocionado. “Esse é um evento no qual a camaradagem e a amizade são os principais ingredientes. Fico muito feliz em ver tudo isso acontecendo. Aproveitem o Rio de Janeiro, aproveitem a energia desse evento que é único e que vou me lembrar para o resto da minha vida. Obrigado Brasil, obrigado Rio de Janeiro.”

As disputas estão previstas para começar neste sábado 25 de novembro às 7h. Lembrando que são 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo.

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Alexia Monteiro (RS)
Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:
Aysha Ratto (RJ)
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)

Programação dos dias:
Sexta-feira, 24 de novembro
15h30 – Cerimônia de abertura
Sábado 25 de novembro
7h às 18h – Competição
Domingo 26 de novembro
7h às 18h – Competição
Segunda-feira 27 de novembro
7h às 18h – Competição
Terça-feira 28 de novembro
7h às 18h – Competição
Quarta-feira 29 de novembro
7h às 18h – Competição
Quinta-feira 30 de novembro
7h às 18h – Competição
Sexta-feira 1 de dezembro.
7h às 18h – Competição
Sábado 2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Domingo 2 de dezembro
7h às 18h – Competição
Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria

Serviço Isa World Junior Championship:
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 – [email protected] |
Gerson Filho: 21 9 8187-3601- [email protected]

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf