O 2023 ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) está programado para reunir os melhores surfistas juniores do mundo no Rio de Janeiro, Brasil, de 24 de novembro a 3 de dezembro de 2023.

Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a próxima competição.

1. Caminho para os Jogos Olímpicos

Os melhores surfistas juniores de todas as partes do mundo competirão por medalhas neste prestigiado evento que provou ser um caminho direto para os Jogos Olímpicos. 33 dos 40 surfistas olímpicos de Tóquio 2020 participaram anteriormente do WJSC, 16 deles conquistando medalhas ISA World Junior, incluindo o medalhista olímpico de bronze Owen Wright (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Stephanie Gilmore (AUS) e Gabriel Medina (BRA).

Vários surfistas qualificados para Paris 2024 também subiram ao pódio no WJSC, incluindo os atuais campeões mundiais da WSL Caroline Marks (EUA) e Filipe Toledo (BRA).

2. Retorno de ex-medalhistas e futuros atletas olímpicos

Três dos quatro medalhistas masculinos do WJSC U/16 de 2022 estarão presentes. O medalhista de prata Inigo Madina (FRA) e o medalhista de cobre Hans Odriozola (ESP) disputarão mais uma vez o título mundial sub-16, enquanto o campeão mundial sub-16 de 2022, Willis Droomer (AUS) competirá pela primeira vez no sub-16. /18 Divisão masculina.

Duas das quatro medalhistas femininas sub-16 do WJSC de 2022 também retornarão. A medalhista de bronze Mirai Ikeda (JPN) e a medalhista de cobre Tya Zebrowski (FRA) buscarão melhorar seus resultados no sub-16 feminino.

A surfista qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Sanoa Olin, representará o Canadá em seu quinto WJSC, quando competir no sub-18 feminino.

3. Registre a participação das seleções nacionais

46 seleções nacionais se reunirão para competir pelas cobiçadas medalhas de ouro da equipe, superando o recorde anterior estabelecido em 2022. Os atuais campeões mundiais da equipe, a equipe do Havaí, tentarão defender seu título e adicionar um sexto Campeonato Mundial ao seu total à medida que se aproximam do recorde da Austrália de sete. A seleção da casa do Brasil não vence desde o evento inaugural em 2003. Será este o ano em que eles a reconquistarão?

4. Novas Seleções Nacionais

Três seleções nacionais, República Tcheca, Hungria e Ucrânia, estarão representadas no WJSC pela primeira vez, enquanto uma equipe, a Romênia, participará de seu primeiro evento ISA.

Praia da Macumba, Rio de Janeiro. Foto de : Naslo Bustamante

5. As Divisões

365 atletas competirão em quatro divisões:

● Sub-16 feminino

● Sub-16 masculino

● Sub-18 feminino

● Sub-18 masculino

6. Igualdade de género

Um recorde de 177 meninas (44% das competidoras) competirão e representarão suas nações no WJSC 2023. Desde 2017, a ISA oferece vagas de competição iguais para homens e mulheres em todo o seu Campeonato Mundial, promovendo a participação feminina e a igualdade de género no surf.

7. Onde assistir

O webcast ao vivo será transmitido em www.isasurf.org de 24 de novembro a 3 de dezembro. Visite isasurf.org para obter resultados, listas de equipes, fotos, vídeos e notícias relacionadas à competição.

8. Sociais

A ISA publicará atualizações ao vivo, fotos e vídeos da competição nas redes sociais. Acompanhe no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Não se esqueça de usar a hashtag oficial #ISAworlds.

Facebook: Associação Internacional de Surf
Instagram:@ISAsurf
Twitter:@ISAsurf
YouTube:@ISAsurf
TikTok:@isasurfing

9. Cronograma

24 de novembro – Cerimônia de Abertura, Praia da Macumba; 15h30 – Hora Local
25 de novembro – 2 de dezembro: Dias de Competição
3 de dezembro: Finais e Cerimônia de Encerramento

10. A ISA e o Brasil

O WJSC é organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) com forte apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Estado do Rio de Janeiro.

Será a 19ª edição do WJSC e a segunda vez que o evento será sediado no Brasil, após o ISA World Junior Surfing Championship 2006 ter sido realizado em Maresias. Duas edições históricas dos ISA World Surfing Games também foram sediadas no Brasil, a primeira delas no Rio de Janeiro, em 1994.

Cerimônia de abertura:

As Selecções Nacionais desfilarão carregando as suas bandeiras na cerimónia “Areias do Mundo”.

Data: sexta-feira, 24 de novembro

Local: Praia da Macumba

Horário: 15h30 – Horário Local

A competição acontece de 25 de novembro a 2 de dezembro.

Assista ao webcast ao vivo no link abaixo e confira nossas plataformas sociais para notícias diárias.

Sede: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001, Praia Mole,
Florianópolis/SC – CEP: 88.0061-700.

logo cbs 99

©2024. Confederação Brasileira de Surf – CBSurf