Cursos de Técnicas Avançadas em Surf em Ilhéus e Fortaleza

 

 

A Associação Ilheense de Surf, Federação Cearense de Surf e Confederação Brasileira de Surf – CBS, apresentam os Cursos de Técnicas Avançadas em Surf, um evento inédito que vai possibilitar a formação de novos juízes de surf nas diversas regiões do país, assim como reciclar e qualificar os juízes já em atividade.

 

O novo Curso de Arbitragem ISA, foi desenvolvido para fins didáticos a partir de estudos conduzidos pelo Centro para Pesquisas em Computadores para esporte, da Universidade de Deakin na Austrália. O Curso é e considerado o melhor do mundo atualmente, e aprovado pela ASP, além de ser o único homologado pela Confederação Brasileira de Surf - CBS.
 
O evento será realizado nos dias 29 e 30 de Novembro, em Ilhéus e em Fortaleza nos dias 06 e 07 de Dezembro. 
 
¨O novo Curso da ISA vai proporcionar uma oportunidade única aos profissionais que trabalham com o surf nas regiões onde é realizado. É também uma chance para os competidores e técnicos, se familiarizar com os critérios de julgamento e como os juízes pontuam as ondas surfadas em uma competição¨.
 
¨Os alunos da área da Educação Física, surfistas amadores, profissionais e também os apreciadores do surf serão bem vindos, pois os assuntos serão variados e de interesse geral, indo desde como funciona a estrutura dos eventos de surf, até a analise das performances dos surfistas¨, completa Jordão Bailo Junior.
 
CURSO DE ARBITRAGEM
 
A CBS, Confederação Brasileira de Surfe através de seu Diretor Técnico Jordão Bailo Junior, é responsável no Brasil pela realização do curso internacional de arbitragem da ISA, International Surfing Association. A participação neste curso dá também acesso a oportunidade de participação no Programa Internacional de Intercâmbio de Juízes de Surf. O material deste curso foi desenvolvido pela Surfing Australia, órgão regulador do surfe na Austrália junto a membros da ASP e aprovado pela ISA.
 
O curso consiste em oferecer uma introdução aos critérios de arbitragem de Surf e as regras do esporte para iniciação e reciclagem de novos árbitros. Oferece também capacitação profissional e reciclagem para os árbitros que trabalham em campeonatos de surfe em todo o país.
 
Os programas dos cursos são variados e completos, os mesmos aprovados e utilizados pela ISA, International Surfing Association nos World Surfing Games (Jogos Mundiais de Surf) promovidos por esta entidade.
 
O curso é composto por matérias teóricas e de trabalho de grupo.
 
Nossa intenção é disseminar o conhecimento das regras e critérios de julgamento, visando o desenvolvimento do esporte, e também possibilitar a introdução de cada vez mais pessoas ao Surf de Competição.
 
Os cursos serão ministrados pelo Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Surfe, Jordão Bailo Junior, responsável pelo Programa de Cursos de Arbitragem da ISA e Surfing Australia no Brasil.
 
O curso é destinado a surfistas, estudantes, professores de Educação Física e de escolas de surf, com habilidades psicológicas e técnicas, interessados em iniciar uma carreira como arbitro na sua associação ou como adendo curricular. É destinado também aos árbitros que já estão trabalhando, mas que ainda não possuem um certificado internacional, assim como aqueles que desejam fazer uma reciclagem de alto nível.
 
Os participantes recebem apostila completa com as últimas atualizações e certificado com validade nacional (nível 1) e internacional (nível 2 e 3), esta qualificação sendo dada pelo Ministrante do Curso de acordo com o nível de experiência dos cursandos.
 
O curso irá ser aberto também a um grupo de competidores da Federação Baiana de Surf, Associação Ilheense de Surf e Federação Cearense de Surf, que irão participar como ouvintes. Esta iniciativa dos organizadores em conjunto com a CBS, visa dar aos competidores baianos e Cearenses filiados, uma oportunidade de conhecer as regras, suas atualizações, os critérios de julgamento e como as ondas são pontuadas pelos juízes. O que certamente irá ser muito útil para o aprimoramento das técnicas de competição desses atletas.
 
Conteúdo programático 
 
Primeiro Painel 
 
* Introdução aos critérios de julgamento 
* Sistema de pontuação 
* Regras de competição 
* Arbitrando Longboard 
* Regras de Interferência
 
Segundo Painel
 
* Definições de manobras 
* Critério 
* Simulação de julgamento com o uso de vídeo 
* Prioridade 
* Regras de Interferência 
* Tabulação 
* Código de ética de arbitragem 
* Conhecimento do sistema de computação 
* Staff em eventos de Surf 
* Procedimentos de aprovação 
* Testes práticos 
* Avaliação
 
PALESTRANTE:
 
* Jordão Bailo Junior – Bi Campeão Catarinense Máster; 1º Juiz brasileiro a integrar o painel oficial de juízes da Association of Surfing Professionals - ASP no Circuito Mundial; Juiz e Head Judge da International surfing Association - ISA por 25 anos; Head Judge da Pan American Surfing Association – PASA; Diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf - CBS; Ex Vice-presidente da Fecasurf e Course Presenter & Organizer ISA.
 
INVESTIMENTO
> Cursando (valido para os dois dias do curso c/ prova escrita, certificado e carteirinha internacional) = R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais).
 
Este valor inclui as taxas devidas a ISA. (U$ 50.00 p/ pessoa) + material (U$ 30.00 p/ pessoa)
 
> Atletas e Técnicos filiados as Federações - ouvintes (valido para os dois dias de evento como) = R$ 100,00 (cem reais). (Certificado).
 
Contato para inscrições é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Atenciosamente.
Jordão Bailo Junior
Course Presenter & Organizer ISA
Diretor Técnico CBS