CBSURF PRO TOUR 2018

O CBSURF Pro Tour 2018 será uma competição formada por 04 (Quatro) Etapas e que definirá os campeões brasileiros profissionais da temporada. Será realizada nos estados de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, em datas divulgadas no site da   CBS. Este Circuito se destinará preferencialmente a surfistas com status de profissionais em suas filiações a CBS. Será permitida também a participação de surfistas com status de amadores em suas filiações, que também serão obrigatórias. A participação de amadores no CBS Pro Tour em termos de inscrições e premiações será descrita em regras a seguir:


 O FORMATO:

 Nesta primeira temporada de 2018, todas as etapas obedecerão a um formato padrão, com campeonatos de 04 (quatro) dias de duração e com limite máximo de 128 surfistas no Masculino e 64 surfistas no Feminino.

O não preenchimento de vagas em uma categoria não implica em aumento em outra categoria.

O limite máximo não será aumentado em nenhuma hipótese. Os surfistas se enfrentarão em baterias de 20 minutos até as semifinais e 25 nas finais, sempre com 4 atletas classificando se 2 para as fases posteriores e todas obrigatoriamente com sistema de scores por computador e prioridade.

Não haverá em nenhuma etapa a existência de surfistas pré-classificados em rounds mais avançados da competição, o que poderá ser estudado para 2019. 

A formatação das baterias APENAS para a I Etapa terá como seed de referência o ranking final profissional de 2017, sendo que da II Etapa em diante o seed para formação de baterias será o ranking acumulado do CBSURF Pro Tour2018.

Surfistas amadores serão alocados em suas respectivas baterias após o último surfista profissional com seed ser alocado.


PROCESSO DE INSCRIÇÕES

 As inscrições sempre que o espaço entre as etapas permitir serão abertas 45 dias antes do início de cada etapa e serão feitas via depósito bancário. Os 30 primeiros dias serão reservados APENAS a inscrição de surfistas profissionais POR ORDEM DE CHEGADA dos respectivos   depósitos   SEM   QUALQUER   TIPO   DE   PRIORIDADE   para   a   I Etapa.

 

A partir da II Etapa será divulgado novo critério de inscrições dando alguma prioridade a surfistas que já estejam ranqueados no Tour. Após o prazo dos 30 primeiros dias se encerrar, caso ainda existam vagas, as mesmas estarão abertas por mais 10 dias para quaisquer surfistas, sejam amadores ou profissionais, SEMPRE POR ORDEM DE CHEGADA dos respectivos depósitos e as baterias serão divulgadas. Após este prazo, caso ainda restem vagas elas continuarão abertas até o início de cada bateria, mas estes surfistas não terão direito a seed na formação das baterias.

  IMPORTANTE:

 Surfistas que mandarem seus nomes nos 30 primeiros dias assumirão filiação como PROFISSIONAIS junto a CBS ficando impedidos de participar de eventos amadores. Surfistas amadores terão direito a 50% do valor da premiação e somente entram na composição das baterias após o último profissional inscrito no prazo ser alocado.

 DIREITOS CLASSIFICATÓRIOS

 OCBSURFProTour,irádefinirotítuloeorankingbrasileiroprofissionaldaCBSdecada temporada.

O CBSURF Pro Tour também será o evento cujo ranking final é a informação oficial reconhecida pelo Ministério do Esporte paraa análise e concessão do auxílio Bolsa Atleta nas categorias em questão.

A CBS também fará gestões e tentará tudo a seu alcance para que a WSL South América utilize este ranking para definir wild cards em eventos da WSL na região, desde que dentro das regras da WSL.


PREMIAÇÃO E PONTUAÇÃO

 A premiação será de R$ 80.000,00 (Oitenta Mil Reais) a cada etapa distribuída entre as categorias Masculino e Feminino.

De acordo com normas da International Surfing Association e recomendação do Comitê Olímpico Brasileiro, não deverá haver diferenciação, favorecimento ou discriminação de nenhuma espécie no tratamento entre masculino e feminino.

Dessa maneira, a premiação para cada surfista, seja masculino ou feminino, que obtiver exatamente a mesma classificação após avançar exatamente o mesmo número de fases terá exatamente o mesmo valor, a saber:

 

 MASCULINO                                              FEMININO

 

1) 10.000

2) 7.000

3) 4.500

4) 3.900

5) 3.000 (x2)

7) 2.200 (x2)

9) 1.200 (x4)

13) 900 (x4)

1 )10.000

2) 7.000

3) 4.500

4) 3.900

5) 3.000(x2)

7) 2.200(x2




A pontuação para ranking obedecerá a tabela da Confederação Brasileira de Surf, que segue a mesma tabela da International Surfing Association.